Deixe um comentário

Jardim do Senhor – A alegria dos mosteiros

O Jardim que o Senhor plantou e está cultivando é o que há de mais belo para se ver e contemplar.

No texto anterior passeávamos por este maravilhoso jardim e percebíamos como a diversidade dele atrai o nosso olhar e nos faz perceber o quanto o Nosso Senhor, o Agricultor é criativo em suas obras, em sua criação.

E neste jardim podemos então olhar de forma toda especial neste mês uma grande árvore. Centenária, milenar é esta grande árvore. Cheia de grandes frutos. Sombra que a muitos descansa. As sementes que caem dela fazem germinar uma centena de outras vigorosas árvores. Esta árvore e conhecida como os Filhos e Filhas de São Bento, os beneditinos.

Bento foi um santo homem nascido próximo a Roma, por volta do ano 480. Desejoso de fazer a vontade de Deus e inspirado pelo Espírito Santo retira-se da sociedade em que vive para estar a sós com o Senhor.

A partir de sua experiência com Deus, funda várias comunidades monásticas e o seu carisma fundacional e suas regras de vida são estímulos e guias para milhares de pessoas ao longo dos séculos seguirem a Jesus Cristo, pobre, obediente e casto.

O ideal monástico apresenta Jesus como a água viva que pode matar toda a sede da humanidade. É Ele que se torna esposo das almas e o único bem a ser encontrado.

Os monges e monjas, filhos de São Bento, permeiam a sua vida de oração e trabalho. O dia é plenamente ocupado com o serviço ao Senhor.

É através da oração em comum, do ofício das horas que se realiza a comunhão de almas amantes do Senhor com o seu Amado e destas com a Igreja do mundo inteiro.

É no trabalho manual, no estudo atento que todo o ser do monge, da monja se debruça em servir o único Senhor e ser por Ele trabalho.

Enfim, São Bento deixou para os seus filhos a herança de serem homens e mulheres orante.

Grande e majestosa árvore que não cessou de dar os seus frutos, em todo o tempo da História. Frutos percebidos intensamente hoje, através de mosteiros que se tornam oásis privilegiados do encontro como Senhor.

A você que deseja assumir esta herança espiritual de São Bento, deseja intensamente seguir a Jesus Cristo em comunidade de uma forma concreta e radical, não perca tempo. Conheça os mosteiros espalhados pelo mundo inteiro. Faça uma visita. Marque um retiro e beba das graças que o Senhor abundantemente tem derramado através dos filhos de Bento.

Postado originalmente em 31 de janeiro de 2011.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *