A Paróquia – lideranças e estruturas

O curso “A Paróquia – lideranças e estruturas” deseja preencher uma lacuna na formação pastoral de nossas paróquias. É fato de que a grande maioria dos membros de Conselhos de Administração ou Coordenação Pastoral ou participantes de Pastorais e Movimentos Eclesiais não possuem formação específica para suas ações eclesiais. Ainda que sobre voluntariedade, escasseia o conhecimento de como é a estrutura da Igreja em sua dimensão local e universal.

Oferecido às Paróquias, mas também como uma possibilidade a outros organismos eclesiais, este curso oferece uma compreensão abrangente do funcionamento e dos princípios da organização da Igreja.

Obviamente que não podemos falar de estruturas sem dizermos sobre as pessoas que as compõe e as relações entre elas. Desta forma, grande parte do curso é dedicado ao estudo das associações e vínculos que unem as pessoas dentro do trabalho eclesial (e fora dele, obviamente). Neste sentido valoriza-se, ainda, a formação de lideranças cristãs maduras.

O curso foi estruturado em oito encontros, que poderão ser ministrados de forma intensiva (como um seminário de final de semana) ou em na forma semanal (abrangendo dois meses ou ainda quatro meses, se houver intervalos).

Título Sumário
1º Encontro O que é a Paróquia Formação na história e atualidade
2º Encontro Estrutura da Igreja Estruturas Universais e Arquidiocesanas – como funcionam?
3º Encontro Pastorais e Movimentos Diferenças / Semelhanças / Conhecendo / Como harmonizar
4º Encontro Relacionamento Princípios do relacionamento cristão / Virtudes
5º Encontro Perdão Importância do perdão / Como exercitar / Princípios bíblicos
6º Encontro Liderança eclesial Exemplos de lideranças bíblicas
7º Encontro Liderança eclesial II Modelos de liderança atuais / como crescer na liderança / desenvolvendo líderes
8º Encontro Planejamento Pastoral Princípios elementares de planejamento / aplicações à realidade eclesial

Bibliografia sugerida: Dicionário de Espiritualidade